enfermagem
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
RESENHA DE ARTIGO
Identificação do aluno(a):
I – Identificação da Obra:
SASSÁ, Anelize Helena; GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz; HIGARASHI, Ieda Haumi ; MARCON, Sonia Silva, Ações de enfermagem na assistência domiciliar ao recém- nascido de muito baixo peso.
II – Resumo das ideias do(s) Autor (es;as)
Uma pesquisa realizada pelas autoras com 9 famílias de bebês nascidos com muito baixo peso, por meio de visitas domiciliares, entrevistas informais, semiestruturadas e observação participante, durante os 6 primeiros meses após a alta hospitalar.
O objetivo das mesmas era descrever as ações de Enfermagem implementadas no campo domiciliar, a partir das necessidades apresentadas pelas famílias. Descrevendo as principais dificuldades para os pais dos bebês, como dúvidas e inseguranças advindas da prematuridade e do muito baixo peso.
Neste texto, as autoras, abrangem a importância dos cuidados de profissionais apresentadas pelas famílias de bebês nascidos de muito baixo peso e as ações possíveis de ser desenvolvido no contexto familiar, se fazendo necessário um acompanhamento multiprofissional regular, após a alta. Trazendo deste modo, dados em que a mãe e os demais familiares associam o bebê a condição de maior fragilidade e a probabilidade de doenças graves, mesmo após a alta hospitalar, o qual constitui motivo de ansiedade, apreensão e insegurança, que duram por longos períodos, com isso a família tem que estar emocionalmente e fisicamente preparada para cuidar dos bebês.
Para minimizar a situação as autoras, realizaram orientações sobre as especificidades do bebê nascido de muito baixo peso e também que situações interpretadas pelas mães como “de perigo” foram vividas com grande temor, e por essa razão constituíram-se em motivo para a procura de ajuda de um profissional, com isso o papel do enfermeiro foi o apoio a redução da ansiedade e medo dos familiares, captando o profissional de saúde a realidade dos indivíduos