Enfermagem
Curso de Enfermagem
Disciplina: Saúde do Adulto
Professora Enfermeira Flávia Custódio
7º Termo Enfermagem noturno
1º Semestre / 2013
Bruno Cezar Martins de Paula
Camila Costa
Maria Aparecida Alencar da Silva Nishida
Rosimeire dos Santos Vieira Novais
Tatiane Siqueira Melo
Thiago Rodrigo de Souza
Histórico e Tratamento de Pacientes com Distúrbios Reumáticos
Santa Fé do Sul
2013
Histórico e Tratamento de Pacientes com Distúrbio Reumático
Introdução
As doenças reumáticas podem comportar risco de vida ou apenas uma inconveniência. Causa problemas como limitações óbvias na mobilidade e nas atividades da vida diária, efeitos sistêmicos sutis que podem levar a insuficiência orgânica e morte ou resultar em dor, fadiga, alteração da autoimagem e distúrbio do sono.
Dessa forma a compreensão completa das doenças reumáticas e de seus feitos sobre o funcionamento do paciente e de seu bem-estar, constitui a chave para desenvolver um plano de cuidado apropriado.
Doenças difusas do tecido conjuntivo (DTC)
Referem-se a um grupo de distúrbios de natureza crônica e caracterizado por inflamação e degeneração difusas dos tecidos conjuntivos. As DTCs incluem Artrite Reumatóide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Escleroderma, Polimiosite e Polimialgia Reumática.
* Artrite Reumatoide (AR)
A reação auto-imune ocorre principalmente no tecido sinovial. A fagocitose produz enzimas dentro da articulação. As enzimas clivam o colágeno, gerando edema, proliferação da membrana sinovial e, por fim, formação de pano. O pano destrói a cartilagem e faz erosão no osso. A elasticidade e a força contrátil são perdidas.
Manifestações Clinicas
Variam geralmente refletindo o estágio e a gravidade da doença. A dor articular, edema, calor, eritema e falta de função são clássicos. A medida que a doença progride, as articulações dos joelhos, ombros, quadris,