Enfermagem
Objetivo da aula prática:
Esta aula terá como objetivo realizar aferições de pressão arterial (PA), em três diferentes situações, e utilizar os dados coletados para compreender os mecanismos fisiológicos que regulam a PA. A aula não tem como intuito ensinar aos alunos as técnicas de aferição da PA. Os alunos deverão confeccionar um relatório e entregá-lo para a professora na data marcada.
Materiais:
- Jaleco - Estetoscópio e esfigmomanômetro OU aparelho digital de aferição da pressão arterial - Algodão - Álcool 70% - Todo este documento impresso - Prancheta - Caneta - Água (para ingestão pelo voluntário)
Métodos:
Os alunos deverão se dividir em grupos de, no máximo, 5 alunos. Em seguida, vão escolher um aluno do grupo (que será chamado de voluntário) para que todas as aferições de PA sejam realizadas neste discente. O(s) aluno(s) que se candidatarem para serem o voluntário deverão responder ao PAR-Q (em anexo). Para ser o voluntário, o aluno não poderá ter nenhum “sim” como resposta no questionário. Os demais alunos do grupo realizarão os procedimentos de aferição da PA. Após a escolha do voluntário, organizem-se e dividam as funções que cada um irá realizar: - Um aluno deve anotar os dados; - Três alunos devem coletar os dados (aferir a PA). Cada um irá aferir a PA em uma das três diferentes situações propostas.
A PA será aferida em três diferentes situações (nesta ordem, obrigatoriamente):
1º) Voluntário sentado confortavelmente (antes desta aferição, o voluntário deve permanecer 10 minutos sentado, em silêncio); 2º) Voluntário em pé; 3º) Voluntário sentado após, pelo menos, 5 minutos de prática de exercício físico.
Em cada situação, serão realizadas três aferições da PA e o intervalo entre as medidas deverá ser de no mínimo 5 minutos.
Sugestão