Enfermagem
Família é uma palavra que desperta em muitas diferentes imagens, diferentes sentimentos, dependendo da área de conhecimento e das formas como esta se apresenta seja na forma social, cultural ou religiosa. Isso nos mostra que a família pode ser vista e estuda de faria formas e por ciências diversas.
De uma forma geral podemos considerar a família como
Um sistema ou uma unidade cujos membros podem ou não estar relacionados ou viver juntos, pode conter ou não crianças, sendo elas de um único pai ou não. Nela existe um compromisso e um vinculo entre os seus membros e as funções de cuidado da unidade consistem em proteção, alimentação e socialização. (angelo e bousso,2001)
Por sua vez a família pode ser um conjunto de pessoas que compartilham o mesmo ambiente, mas que podem ter interesses expectativas diferentes a cerca de um determinado assunto.
Na mesma família podem existir, em uma mesma família pessoas de idades e formação diferentes, com elos de afetos diversos e entendimentos de saúde-doença também diferentes. Existem aqueles que desempenham o papel de cuidar e por isso se preocupam com o excesso com a saúde, ao mesmo tempo que outros só se cuidam quando apresentam algum tipo de doença e alguns que economizam muito e outros que costumam gastar em excesso.
Neste contesto vamos estudar a família como um todo, através de entrevista e apresentaremos neste trabalho os resultados das mesmas.
OBJETIVO DA VISITA DOMICILIAR:
A visita domiciliar é uma categoria de atenção à saúde que prioriza o diagnóstico da realidade do indivíduo e as ações educativas. É um instrumento de intervenção fundamental na saúde da família e na continuidade de qualquer forma de assistência e/ ou atenção domiciliar à saúde, sendo programada e utilizada com o intuito de subsidiar intervenções ou o planejamento de ações. (TAKAHASHI, 2001, p,43-46)
E através da visita domiciliar que podemos identificar fatores que pré-dispõem a saúde e a doença, uma vez que a