Enfermagem
Integrado na Unidade Curricular Estágio II, inserido no plano de estudos do 2º ano, 1º semestre do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária da ESSS, pretende-se o desenvolvimento de um Projecto de Intervenção. Este estágio irá realizar-se na Unidade de Cuidados na Comunidade do Entroncamento.
O envelhecimento da população, as mudanças familiares, o surgimento de situações no âmbito da saúde mental, a dependência física, o isolamento e a exclusão social fazem com que haja a necessidade da sociedade civil se organizar, de modo a apresentar uma resposta mais eficaz perante os problemas diagnosticados.
Considera-se, política de cuidados às pessoas idosas e/ou em situação de dependência, um processo de apoio a pessoas dependentes para as actividades de vida diária e para actividades instrumentais de vida diária na área social e da saúde. Apoio que é prestado por entidades lucrativas ou não lucrativas que organizam os cuidados, executados por profissionais pagos e/ou não pagos, enquanto voluntários, ou pelo cuidador familiar.
O Decreto-Lei nº 28/2008 de 22 de Fevereiro cria os agrupamentos de centros de saúde (ACES) do Serviço Nacional de Saúde, estabelecendo o seu regime de organização e funcionamento, criando as suas unidades funcionais, entre as quais a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). A UCC tem como missão participar na formação dos diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases: pré -graduada, pós -graduada e contínua.
Segundo a OE (2009,p.27) ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária compete conceber programas de intervenção no âmbito prevenção, protecção promoção da saúde em diferentes contextos.
Posto isto a finalidade deste projecto de intervenção é contribuir para a promoção da saúde do binómio cuidador/idoso dependente. Pretende-se, que sejam estimuladas as capacidades de cuidadores formais, assim como a sua participação activa na promoção da sua saúde do idoso dependente. Os cuidadores formais