Enfermagem
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA
DOCENTE: EVALDO HIPOLITO DE OLIVEIRA
ALUNA: ELIANE SOARES DA SILVA
CURSO: ENFERMAGEM 3º SÉRIE MANHÃ
VACINAS
Teresina-pi.
ASPECTOS IMUNOLOGICOS DAS VACINAS
Nosso sistema imunológico é constituído por barreiras físicas, células e moléculas, a função mais importante do sistema imunológico é responder contra substâncias estranhas que venham a entrar no organismo, sendo que o sistema imunológico tem a capacidade de reconhecer o que é estranho e o que é próprio.
As vacinas é a utilização de qualquer micro-organismo utilizado no intuito de ativar uma resposta imune especifica em determinado agente infeccioso ou a uma toxina produzida pelos mesmos tendo como objetivo de minimizar a resposta imune primária, desenvolvendo também a memória imunológica protetora de longo prazo.
As vacinas podem ser derivadas de vírus ou bactérias inativadas, depois que se recebe a vacina o individuo irá desenvolver uma resposta imune adequada, participando desta resposta células do sistema, destacando células B, células T e células de memória, produzindo também anticorpos.
A imunização ativa ocorre quando o organismo entra em contanto com uma substância estranha ou micro-organismo responde ativando as células do sistema imunológico, quando ocorre a vacinação o organismo recebe a prevenção contra a doença sem necessariamente apresentar a doença. São produzidas proteínas denominadas de “anticorpos”.
O sistema imunológico também podem desenvolver as “células de memória”
Que transitam pelo organismo tendo a capacidade de guardar na memória como os anticorpos são produzidos por muito tempo, e muitas vezes por toda a vida, assim quando o individuo é infectado novamente pelo mesmo patógeno, as células do sistema imune irão produzir anticorpos poderão inibir o patógeno antes de desenvolver a doença.
As vacinas podem ser classificadas em: 1- Vivo-atenuadas.
Ocorre um processo pelo