Enfermagem
MARTA DA CUNHA BARROS
Higienização das mãos dos profissionais de saúde que atuam no centro cirurgico
“Lavar as mãos: um pequeno gesto, uma grande atitude”
IMPERATRIZ - MA
2010
MARTA DA CUNHA BARROS
Higienização das mãos dos profissionais de saúde que atuam no centro cirurgico
“Lavar as mãos: um pequeno gesto, uma grande atitude”
Produção textual apresentado à disciplina de, Centro Cirurgico no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão, como requisito para obtenção de nota.
Orientadora: Prof. Enf Socorro Simonetti
Imperatriz
2010
As mãos são as principais responsáveis por transmissões de microrganismos durante a assistência aos pacientes, por isso que é tão importante a lavagem das mãos, para evitar a disseminação de infecções. A Higienização das mãos precisa ser realizada sempre antes de procedimentos cirúrgicos, ou seja, no pré-operatório e tem como finalidade eliminar os microorganismos da pele e reduzir as bacterias existentes. A higienização das mãos é a medida individual mais simples para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. A escovação tem por propósito ajudar a prevenir a possibilidade de contaminação da ferida operatória por bactérias das mãos e dos braços.
A lavagem das mãos é, sem dúvida, o ato mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por todos que compõem a equipe de saúde, quantas vezes for necessário, principalmente em ambiente de internação cirúrgica.
A lavagem das mãos é o procedimento mais importante e menos dispendioso para evitar a transmissão de infecções hospitalares. A média de oportunidades para a lavagem das mãos varia entre as diversas unidades do hospital, mas em geral a aquisição dos vários patógenos é reduzida quando técnicas de higienização das mãos são