Enfermagem
1753
Triagem e intervenção breve em pacientes alcoolizados atendidos na emergência: perspectivas e desafios Screening and brief intervention for alcoholic patients treated at emergency rooms: prospects and challenges
Maria Luiza Segatto 1 Ilana Pinsky 2 Ronaldo Laranjeira 2 Fabiana Faria Rezende 1 Thaís dos Reis Vilela 1
Abstract
1 Programa de Atenção à Pessoa com Dependência Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil. 2 Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Introdução
O consumo de substâncias psicoativas e as farmacodependências representam um importante fator de risco para os indivíduos e as sociedades em todo o mundo. O relatório sobre a saúde no Mundo de 2002 indicou que 8,9% da carga global das doenças resultam do consumo dessas substâncias. O mesmo relatório mostrou que em 2000, o tabaco representou 4,1%, o álcool 4% e as drogas ilícitas 0,8% da carga global das doenças 1. Contudo, os resultados sobre a carga global das doenças indicam que a maior parte dos problemas de saúde no mundo é em decorrência de substâncias lícitas (álcool, tabaco) e não das ilícitas (cocaína, maconha, heroína, dentre outras). Entre os dez principais fatores de risco, em termos da carga das doenças evitáveis, o tabaco era o quarto e o álcool quinto, em 2000, e continuam no topo da lista das previsões para 2010 e 2020. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que haja aproximadamente 2 bilhões de pessoas em todo o mundo que consomem bebidas alcoólicas e 76,3 milhões apresentam algum tipo de desordem por causa do uso do álcool. Os índices de mortalidade e morbidades associadas a tal consumo são consideráveis em todas as partes do mundo. O álcool causa 1,8 milhão de mortes (3,2% do total) e uma perda de 58,3 milhões (4% do total) dos anos de inabilidade ajustados à vida (DALY) 1.
Correspondência M. L. Segatto Programa de Atenção à Pessoa com Dependência Química, Universidade Federal de