Enfermagem vigilancia
Na Idade Antiga Não era conhecido os Processos de contaminação que espalhavam a peste, cólera, a varíola, a febre tifóide e outras Doenças. Como aumentava a quantidade de pessoas nas Populações estes problemas foram crescendo cada vez Mais.
A vigilância Sanitária age em um conjunto de ações que é capaz de Eliminar, diminuir e prevenir riscos a saúde. Por Volta dos Séculos 18 e 19 no Brasil a Vigilância implicou na atividade, Como remoção do lixo produzida por cidades que ficava cada vez, mas populosas. E assim foram Surgindo regras e Providencia Sanitárias, um exemplo foi o lixo que passou a ter um local Próprio para deposito. Garantindo a higiene e evitando a Propagação de Epidemias.
LEI FEDERAL 8.080 Expressa às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde – SUS: Universalidade, descentralização, Integralidade e participação da População.
Na Lei Federal a População tem Direito de interferir na definição das Políticas e programas de saúde de sua localidade. A ANVISA faz gestões de todo serviço de Vigilância Sanitária. Gestão e a palavra chave quando se fala de Gerencia e administração dos serviços de Saúde. Quando o poder público adota uma norma ou lei sanitária e fiscaliza a sua aplicação, esta fazendo Vigilância Sanitária.
Á Saúde liga-se ao paradigma de Vigilância da Saúde que entre, outras pretensões, tem por meta a interconexão dos campos, Epidemiológicos, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária a função do Estado Brasileiro, definida na Constituição da República, de cuidar da saúde e realizar a proteção e a defesa da saúde individual e coletiva. Vigilância Sanitária é um conjunto de ações de eliminação, diminuição e prevenção de riscos a saúde, intervenções e problema sanitário desencadeados pelo meio Ambiente, Vigilância Epidemiológica é o conjunto de ações de prevenção e controle de agravos a saúde, a Vigilância Ambiental é o setor federal normatizado como Subsistema de Vigilância em Saúde Ambiental (SNVSA) e inclui as