Enfermagem florence
“A DAMA DA LÂMPADA”
Florence Nightingale ao escrever o livro “Notas sobre enfermagem”, visava oferecer aos cuidados conselhos realistas, contrario as crenças populares, que naquela época era muito comum.
O livro foi um sucesso de vendas, chegando a marca de mais de 15.000 copias vendidas, e foi rapidamente traduzindo para varias línguas.
Muito do que foi escrito por Florence no livro “Notas” permanece relevante para os cuidados atuais.
Na época que o livro foi publicado, só existia dois conceitos de saúde e doença: O contágio e mesma. E Florence mostrou que não era bem assim que existia outros motivos concretos que poderiam levar um individuo à ficar doente.
A VOCAÇÃO DE FLORENCE
Aos 34 anos já era uma enfermeira experiente, com habilidades à frente de seu tempo, ela não casou, embora não tinha faltado jovens pretendentes doidos para roubar seu coração.
A guerra da criméia foi onde Florence poderia ter sua habilidades aplicadas. As situações dos hospitais improvisados era precária e os soldados muito feridos e doentes.
Florence recebeu do governo a função de chefiar um grupo de jovens mulheres para cuidar dos feridos na criméia.
Jovens soldados com feridos enorme, não havia a menor condição sanitária. Só pra se ter uma ideia, Florence observou que para 1.000 homens com diarreia aguda, havia somente 20 urinóis.
Florence organizou rapidamente um multiram de limpeza naquele hospital improvisado, e teve a ajuda de outros enfermeiros.
Após certo numero de batalhas o numero de feridos foram aumentando passando assim para 12.000 mil homens.
Os soldados e enfermeiros a descreviam como uma pessoa que trabalhava até a morte, nunca sentava durante as refeições, trabalhando 20 horas seguidos, cobrindo feridos e cuidando dos moribundos.
Florence tinha como regra não deixar nem um homem que estivesse sobre sua observação, morrer sozinho.
Ela dizia que: “cuidar é o mínimo, entre as funções para as quais eu fui impedir”
Por causa dela, as tropas