ENFERMAGEM DO TRABALHO
Atividades ou operações insalubres são aquelas que por sua natureza condições ou metódo de trabalho exponham os empregados a agente nocivo á saúde ,acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade ao agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Visando garantir a saúde e bem estar do trabalhador , algumas regras e pradonizações foram criadas com o próposito de garantir a segurança do trabalhador sendo obrigações dos empregadores fornecer os materias de EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL e fiscalizar o uso do mesmo , há situações que as empresas não consegue eliminar totalmente os risco e problemas .
EX : Em um canteiro de obras não tem como eliminar totalmente o barulho mesmo com o uso do protetor de ovido .
Devendo assim pagar adicional de insalubridade a qualquer trabalhador que está em um ambiente hostil .de acordo com o nível (baixo ,médio e alto ).
Porém o trabalhador também tem obrigações de usar corretamente todo material de EPI fornecido pela empresa respeitando as normas das empresa para sua segurança e dos colegas de trabalho , visando assim a não cometer erros tendo responsabilidade dos seus afazeres evitando assim acidentes de trabalho que pode leva-lo a morte ou doença profissional ou doença do trabalho LEI N.8.213/91.
Sendo assim o trabalhador objeto de estudo da teoria da CONCAUSA , que ocorre quando há contribuição para acometimento que neste caso é a ocorrência do acidente do trabalho (típico e atípico ) estudando os principais efeitos decorrentes e sua aplicabilidade junto a justiça do trabalhista sendo reconhecida em 1944 como espécie acindentária não mais pela legislação previdenciária .
Aluna : Kelly Regina da Silva Gomes.
Curso Sandra e Silva