Enfermagem do trabalho e NR 17
Curso de Pós-Gradução em Enfermagem do Trabalho
Tatiana Cezária Martinelli
A NORMA REGULAMENTADORA 17 E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE TELEATENDIMENTO
Brasília, DF
2013
Tatiana Cezária Martinelli
A NORMA REGULAMENTADORA 17 E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE TELEATENDIMENTO
Trabalho de conclusão de curso à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Enfermagem do Trabalho sob orientação da Profª Denise Maria dos Santos Paulineli Raposo.
Brasília, DF
2013
RESUMO
O presente trabalho discutirá os aspectos normativos contidos na Norma Regulamentadora 17 e seus anexos, do Ministério do Trabalho e Emprego, que deve assegurar a saúde do trabalhador, tendo como pando de fundo a qualidade de vida. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem teórica qualitativa. Este trabalho tem como objetivo fundamental inferir a aplicabilidade da NR 17, que aborda sobre a Ergonomia no trabalho, na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de teleatendimento.
INTRODUÇÃO
Em um mundo cada vez mais competitivo, a qualidade dos serviços surge como necessidade para garantir a sobrevivência das empresas. Desta forma, o talento e a inteligência dos trabalhadores passaram a ser o foco das atenções das empresas que desejam permanecer competitivas. No entanto, para que o talento e a inteligência das pessoas fiquem a serviço das empresas, é necessário que elas criem condições que valorizem a qualidade de vida dos trabalhadores, tal, repercutindo na produtividade do trabalho e na competitividade das organizações.
A partir desta realidade, muito pesquisadores tem-se dedicado ao estudo dos temas sobre trabalho e saúde considerando esta relação como um fator a ser observado na organização e gestão do