Enfermagem aplicada a radiologia
RADIOLOGIA E CUIDADOS DE ENFERMAGEM A evolução tecnológica na área da saúde iniciou-se com a revolução industrial com o surgimento de máquinas e equipamentos que substituíram ou diminuíram o trabalho bruto do homem. A área da saúde brasileira sofreu pressões por parte do governo, indústria, clientes e da rápida evolução médica a partir dos anos 80, isso produziu transformações na qualidade dos serviços e mudanças no setor da saúde principalmente na área dos diagnósticos por imagem.. O Centro de Diagnóstico por Imagem também chamada de Unidade de Imagem é composta pelos seguintes serviços: radiologia convencional; tomografia computadorizada; ultrassonografia; hemodinâmica e ressonância magnética. Esses serviços são considerado uma área vital na dinâmica de funcionamento hospitalar, pois possui um desenvolvimento técnico cientifico de ultima geração que permite a eficiência no processo de diagnóstico clínico ou cirúrgico das afecções com consequências direta na seleção do tipo de tratamento para os pacientes.
As ampliações dos serviços e conhecimentos na área da saúde repercutem em avanços tecnológicos e no surgimento de novos e modernos aparelhos utilizados dentro dos Centros de Diagnósticos por Imagem, por isso é necessário que o enfermeiro amplie seus conhecimentos e habilidades para acompanhar os avanços tecnológicos tornando assim a sua atuação mais especializada.
As ações do enfermeiro na área da saúde vão além dos cuidados tradicionalmente conhecido e por ter um trabalho diversificado este profissional sempre é impulsionado na busca contínua de atualizações dentro da área tecnológica.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) ampara através da Resolução nº 211/98 a atuação do enfermeiro que trabalha nos serviços de radiodiagnóstico. Nesta