Enfermagem / anatomia
Em termos mais restritos a clássicos, a anatomia confunde-se com morfologia interna, isto é, com o estudo da organização interna dos seres vivos, o que implicava em uma vertente predominante pratica que se concretizava através de métodos precisos de cortes de dissecação (dissecção) de seres vivos ou pra ser mais exatos de cadáveres, pelo menos em seres humanos com intuito de revelar sua organização estrutural.
O mais antigo relato conhecido de uma dissecção pertence ao grego Teofrasto (? -287), discípulo de Aristóteles. Ele chamou a de anatomia em grego “Ana Temnein”. O termo se generalizou, englobando todo o campo da biologia que estuda a forma e a estrutura dos seres vivos existentes ou extintos. O nome mais indicado seria morfologia que hoje indica conjuntos de leis da anatomia, pois, “Ana Temnein” Tem literalmente um nome bem especifico e significa apenas dissecar.
Nesse trabalho podemos ver o corpo humano e suas principais funções e como elas atuam juntas, entre elas os 206 ossos do corpo humano, e suas principais articulações e a maneira especifica de como os nossos músculos estão conectados aos nossos ossos.
Com tudo a Anatomia em sua parte teórica e como ela se adapta ao nosso cotidiano, e assim saberemos como é importante seu estudo nos dias atuais.
Figura [ 1 ]estudo de esqueleto em 1510, por Leonardo da Vinci.
Figura 1estudo de esqueleto em 1510, por Leonardo da Vinci. Capitulo 01: Ossos Humanos
O esqueleto humano é constituído de dois ossos fundidos e individuais sustentados e complementados por ligamentos, tendões, músculos e cartilagem. Ele serve como um andaime que sustenta os órgãos ancora os músculos e protegem órgãos como o cérebro, pulmão e coração. Embora os dentes não se constituam de tecidos geralmente encontrados em outros ossos, os dentes são considerados ossos e são membros do sistema esquelético. O maior osso é o fêmur na parte superior da perna, e menor é o