Enfase organizacional
2- Ênfase na Estrutura Organizacional
Na visão de melhorar os princípios da administração científica de Frederick Taylor que visava somente à melhoria de processos de produção, Henri Fayol e Max Weber deram ênfase na estrutura completa das empresas, desde os setores administrativos até o nível técnico, passando por todos os departamentos existentes dentro de uma organização. E dentro dessa estrutura organizacional são relacionadas três tipos de abordagem. Teoria Clássica de Fayol, Teoria da Burocracia de Weber e Teoria Estruturalista.
2.1-Teoria Clássica
Na teoria clássica criada por Henry Taylor (1841-1925) a ênfase na organização das empresas criando e separando cada setor ou departamento em seis funções diferentes que assim cada profissional poderia dar a atenção necessária ao que lhe fosse proposto a fazer e dentre estas seis funções estão:
1. Funções Técnicas: Relacionada ao setor de chão de fábrica ou produção.
2. Funções Comerciais: Relacionada ao setor de compra e venda de bens ou serviços.
3. Funções Financeiras (Contabilidade): Relacionadas com o controle e gerência dos capitais da empresa.
4. Funções Contábeis: Relacionada a fazer os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
5. Funções de Segurança: Relacionada com a proteção e a preservação dos bens e das pessoas.
6. Funções administrativas: Relacionada a controlar, coordenar, comandar, organizar e sincronizar as outras cinco funções.
Henry Fayol criou também os princípios da administração para que todos pudessem entender e absorver mais facilmente oque ele queria implantar nas empresas através de suas ideias e para isso ele criou 14 princípios gerais de