Energias
2.1 O QUE SÃO ENERGIAS RENOVÁVEIS
São aquelas que têm uma taxa de renovação maior do que a taxa de consumo e, têm sua origem em fontes variadas.
2.2 TIPOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Pode-se citar como energias renováveis a biomassa, o biocombustível, energia eólica, energia dos mares, energia solar, energia hidrelétrica e energia geotérmica.
2.3 BIOMASSA
A biomassa (IMAGEM 1, P.18) é feita a partir de qualquer matéria orgânica, animal ou vegetal, tendo como objetivo a produção de energia sustentável. De maneira indireta, ela é uma fonte de energia solar, pois “reutiliza” a fotossíntese feita por plantas e que é alimento base de muitos animais.
Ela pode ser convertida em energia de três formas, pirólise, gasificação, combustão.
Na pirólise, a biomassa é posta em altas temperaturas sem a adição de oxigênio, buscando aumentar o potencial de decomposição dela. O resultado é uma mistura de gases, óleo vegetal e carvão vegetal. A gasificação tem o mesmo processo da pirolise, a única diferença é que ao final gera um gás inflamável e não necessita de altas temperaturas para se formar.
Já na combustão (IMAGEM 2, P.18), a biomassa é exposta a altas temperaturas e em presença de muito oxigênio, o que gera bastante vapor de água. Esse vapor gerado pelo processo de queima é utilizado para girar turbinas.
Ela pode ter suas vantagens, como o baixo custo, a não emissão de dióxido de enxofre, menor risco de poluição ambiental e não tem contribuição para a potencialização do efeito estufa. Porém, tem suas desvantagens, como o baixo potencial calorifico e dificuldade em seu armazenamento.
2.4 BIOCOMBUSTÍVEL
De acordo com a Lei nº 9.478 de 6 de agosto de 1997, biocombustível é todo combustível que deriva da biomassa renovável, que terá seu uso em motores, ou seja, é um recurso renovável de matéria orgânica vegetal e que não tenha passado por fossilização. Ele pode ser produzido com cana de açúcar, grãos oleaginosos e biomassa florestal.
O