Energias Sustentáveis
Energias Sustentáveis
ANDERSON OLIVEIRA DREMER
DÉBORA CRISTINA GEBAUER DE MORAIS
GABRIELA FAVERO GARCIA
LUCAS SCHUSTER HAMMES
MILENA SCHIMDT
RAQUEL LUÍZA BECKER
SHEILA APARECIDA VUST
FUNDAMENTOS DA REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
Novo Hamburgo, 2012
INTRODUÇÃO
O ser humano se encontra diante do seu maior dilema: o aquecimento global, o qual nos afeta diretamente, através da preservação da vida e das espécies. O ser humano tem se comportado de maneira agressiva e sem escrúpulos diante desta realidade, sendo omisso. Por longos anos, o ser humano tem cometido crimes que lesam toda a humanidade ao transformar, modificar e agredir os elementos físicos da natureza: o Solo, a Água, o Ar e a Energia Solar, sendo está última, a base da VIDA, pois sem ela não haveria nenhuma forma de sobrevivência no planeta. A energia está presente nos alimentos, nas máquinas, no Sol, nas plantas, animais e em todos os seres humanos. Para qualquer atividade, usa-se uma ou mais fontes de energia. Perto de 99% da energia que aquece a Terra vem do Sol. O que apresentarem a seguir é de que forma podemos reverter esta situação, e que o desafio está em nossas mãos.
Desafios do Desenvolvimento Sustentável
Segundo Reis, Fadigas e Carvalho (2005, p.1) a discussão de um modelo sustentável de desenvolvimento vem desde 1970 e, desde então, tem se tornado cada vez mais ampla, principalmente pelo processo da globalização. A sustentabilidade é um assunto bastante debatido, devido ao fato de poder salvar nosso futuro, porém muitos países têm seus próprios interesses nessa discussão.
O presente cenário mundial apresenta vários desafios à implantação de um modelo sustentável de desenvolvimento, devido a complexidade da questão e à grande disparidade entre as situações dos diversos países, principalmente quanto à sua capacidade de “frear” e reverter o modelo atual de desenvolvimento e o processo