Energias renováveis
Primeiramente gostaria de expressar minha gratidão ao meu orientador Professor Paulo de Santamaria Gouveia pela sua inestimável orientação e apoio ao longo deste trabalho.
Um especial agradecimento a Graça Lima pela ajuda e apoio prestado ao longo do trabalho.
Por último não posso deixar de destacar o meu agradecimento muito especial ao meu grande amigo Engenheiro Aníbal Mota pelo seu valioso contributo no desenvolvimento dos programas, utilizados especificamente para este trabalho.
Finalmente, a mais profunda gratidão aos meus pais e irmãos pelo incentivo incondicional, apoio financeiro e sem os quais esta experiência não teria sido possível.
Resumo
O trabalho que se apresenta incide sobre o estudo aerodinâmico das pás de uma turbina eólica de pequeno porte, com vista à simplificação geométrica, de forma a que estas sejam baratas e de fácil concepção. A teoria da quantidade de movimento do elemento de pá (BEMT), que é o modelo de referência para o projecto e análise aerodinâmica das pás das turbinas eólicas, foi utilizada neste trabalho de forma a projectar e analisar aerodinamicamente as pás da turbina. Sendo assim, desenvolveu-se um programa computacional em MATLAB, denominado de “Turbina”, de forma a implementar a teoria BEM. Introduzindo os dados dos parâmetros de projecto no programa (potência requerida, o número de pás, velocidade do vento, a TSR e o tipo de perfil alar), obtêm-se os parâmetros geométricos das pás (distribuição da corda ao longo da envergadura, o raio da pá e a distribuição da torção da pá), os parâmetros aerodinâmicos e de desempenho.
Uma pá ideal foi calculada e de seguida foi modificada de forma a obter-se uma pá simples e menos carregada aerodinamicamente. Introduzidas as modificações na geometria da pá ideal, obtiveram-se duas configurações distintas. Uma configuração linear, onde a distribuição da corda e do ângulo de torção se tornam lineares, e outra configuração bi-linear, onde a distribuição da corda