Energias renováveis
Council House 2, Little Collins Street Melbourne, Victoria "Essa coisa toda de sustentabilidade pode tornar-se uma batalha entre arte e ciência [...]". (ROB ADAMS, 2009) O nomeado Council House 2, é um edifício de escritórios com “12,536 m² de área construída, concluído em Outubro de 2006 e com custo total de 51.045,000 de dólares”. (GBCA.ORG, 2008). Concebido sobre preceitos bioclimáticos, foi o 1º edifício australiano a receber seis ‘Green Star’ do Green Building Council Australia (equivalente ao LEED de platina), segundo Fortmeyer.
2
1
4
3
Alguns conceitos iniciais foram determinantes na organização das ideias em prol do desen-volvimento de projeto. Considerando Webb, quatro áreas-chave podem ser destacadas: EcoExchange, Eco-nomics, People e Green Print.
A FIG. - O edifício e seu entorno imediato. FONTE: INHABITAT, 2007.
A FIG. - Fachada em madeira reciclada . FONTE: ECOEDGE2, 2008.
“As interações pautadas pela EcoExchange: No passado - a energia incorpo- rada ou o impacto sobre o habitat; Em operação- o consumo de energia ou a sua toxicidade; No futuro - a sua vida útil ou reutilização.”(WEBB, 2005).
A FIG. - Diagrama EcoExchange.
FONTE: ECOEDGE2, 2008.
1. EcoExchange é uma expressão inglesa que “lida com a interação entre projeto e seu ambiente total, incorporando as ideias de transferência de energias e resíduos”. Stephen Webb. www.melbourne.vic.gov.au (2005).
2. Eco-nomics é uma expressão inglesa que “ destaca os aspectos do projeto que abastecem mecanismos responsáveis por economias energéticas”. Stephen Webb. www.melbourne.vic.gov.au (2005).
3. People,ou pessoas (em português). A expressão refere-se a “tendência emergente de uma abordagem mais socialmente inclusiva da sustentabilidade”. www.melbourne.vic.gov.au (2005).
4. Green print, ou impressão verde (em português). “A noção de “green print” também inclui alguns aspectos do