Energias renovaveis
Calor: é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Designa também a quantidade de energia térmica transferida em tal processo. O calor é uma das duas formas possíveis para se transferir energia de um sistema a outro.
A unidade para a medida de calor no Sistema Internacional (SI) é o joule (J).
Trabalho: é a força que provoca o deslocamento num corpo. Este não pode ser perpendicular ao deslocamento da força exercida. Este é a energia fornecida entre sistemas mecânicos ou a energia transformada de uma forma em outra forma.
A unidade para a medida (SI) é o joule (J).
Energia: conceito de energia está relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. A energia é uma magnitude abstrata que está ligada ao estado dinâmico de um sistema fechado e que permanece invariável com o tempo. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.
Potencia: A potência é a quantidade de trabalho (ou energia de uma força) efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.
A Unidade SI de potência é o Watt.
Sistemas de conversão de energia
Na generalidade dos casos, as fontes energéticas que utilizamos não nos fornecem de imediato a energia que pretendemos, por exemplo, podemos morrer gelados perto de uma pilha de lenha, mas se conseguirmos colocar a lenha em combustão, aí certamente a nossa sobrevivência estará garantida, ou seja é necessário accionar um mecanismo (combustão) de forma a converter a energia química contida na madeira em energia calorífica.
Como referido no Capítulo