Energias fotovoltaica e termossolar
Centro de Ciências Agrárias
Disciplina: Fundamentos de Física
Professora: Nataly Lopes
Energia fotovoltaica e termossolar; – Alternativas socioambientais para suprir a demanda brasileira por energia.
Ana Carolina Almeida 510025
Ariane do Carmo Souza 340499
Arthur Riul 375330
Luciano Delmondes Alencar 375373
Araras, 2014
1. Introdução Os projetos hidrelétricos representam a principal fonte de geração de energia elétrica em todo país, uma vez que “a hidroeletricidade é a base do suprimento energético do Brasil” (MÜLLER, 1995), tratando-se, na maioria dos casos de hidrelétricas de grande porte situadas a grande distância dos centros consumidores.
As usinas hidrelétricas representam a principal fonte de geração de energia elétrica em todo Brasil, porém seu uso acarreta uma série de impactos ambientais e sociais nas regiões em que são implantadas. Por inundarem áreas extensas de produção de alimentos e florestas, essas usinas modificam fortemente o ambiente e o funcionamento dos rios, essas alterações prejudicam muitas espécies de seres vivos além de impedir o desenvolvimento da população ribeirinha, interferindo diretamente na vida dessas pessoas.
A alteração drástica da vegetação causaria a perda de “pools” genéticos incalculáveis, não só vegetais, mas também da fauna associada, principalmente nos trópicos, considerado banco de genes e de genótipos de valor incalculável para a humanidade (FARNWORTH & GOLLEY, 1977).
Por isso existe a necessidade quase que crucial de fontes mais limpas e que sejam corretas tanto no âmbito social quanto no ambiental como as energias termossolares e fotovoltaica. Ambas são ecológicas e utilizam materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica, sem provocar danos ao meio ambiente. Na tecnologia solar fotovoltaica a radiação solar é convertida diretamente em energia elétrica, por meio de células