Energias Alternativas
A energia pode ser considerada a base do desenvolvimento e evolução das civilizações. Atualmente as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço, bens de produção, lazer e para promover os desenvolvimentos econômicos, sociais e culturais são cada vez maiores. Portanto com a estagnação das fontes energéticas atuais, vem crescendo cada vez mais a busca por energias alternativas ou renováveis. (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/energia-alternativa.php).
O conceito de energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. É obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, diferentemente dos combustíveis fósseis, que possuem uma provisão finita e que não pode ser reposta. (http://www.energiasealternativas.com/o-que-sao-energias-alternativas.html).
O cenário de referência da Wolrd Energy Outlook (WEO 2000) prevê que a demanda por energia alternativa renovável crescerá 2,3% ao ano, ao longo das duas próximas décadas, sendo acima do crescimento médio da demanda geral de energia.
Segundo Hall & Rao, 1999, a biomassa aparenta ser a maior e mais sustentável fonte de energia alternativa renovável, composta por 220 bilhões de toneladas de matéria seca anual.
As energias alternativas renováveis possuem o potencial técnico de atender grande parte da demanda de energia do mundo, independentemente da origem da demanda (eletricidade, aquecimento ou transporte). Deve-se levar em conta 3 aspectos importantes: a viabilidade econômica, a sustentabilidade de cada fonte e a disponibilidade de recursos renováveis para geração de energia, que variam de região para região.
Regiões tropicais têm forte incidência de radiação solar, enquanto em áreas planas, apresentam maior potencial eólico. A energia geotérmica é mais abundante nas regiões com intensa atividade vulcânica. O lixo está em qualquer lugar e tanto seu volume quanto grau de concentração aumentam com a