Energias alternativas
Introdução à Engenharia Ambiental
Energias Alternativas
Acadêmicos:
Rodrigo Hennig Lovato
Guilherme Salayaran
João Pedro Perez Ilha
Michael Schneider
Leonardo Souza
Professor: Dionei Minuzzi Delevati
Santa Cruz do Sul, 30 de Setembro de 2011
INTRODUÇÃO
Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. A utilização de combustíveis fósseis para a geração de energia é responsável por muitos destes impactos ambientais devido à emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o que contribui para a deteriorização do ozônio, acelerando o processo de mudanças climáticas e do aquecimento global, já que este gás é um dos principais causadores do efeito estufa.
Além destas conseqüências causadas pelo uso dos combustíveis fósseis, eles estão se esgotando. A previsão é de que, se continuarmos a utilizá-los no ritmo de hoje, as nossas melhores estimativas apontam que as reservas de carvão mundiais poderiam durar aproximadamente 200 anos, gás natural aproximadamente 60 anos e o petróleo quase 40 anos. A exigência de energia global aumenta exponencialmente à medida que os países se industrializam e a população mundial cresce.
Por isso, pesquisas e projetos que estudam a utilização de recursos naturais para a geração de energias renováveis têm crescido enormemente nas últimas décadas. Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão cada vez mais disponíveis no mercado, contribuindo assim para a redução de inúmeros impactos ambientais gerados na utilização de recursos naturais não renováveis.
As energias renováveis sempre foram utilizadas pelo homem ao longo da história. A queima da madeira para aquecer as suas casas, a energia do vento para empurrar os seus barcos de navegação através do mar e a energia solar para secar as roupas nos dão exemplos do uso em pequena escala. Hoje em dia a tecnologia nos permite aproveitar estas fontes