Energias alternativas
Hoje podemos presenciar meios de produção de energia elétrica de maneira limpa, ao contrário dos combustíveis fósseis (carvão, gás natural e o petróleo).
Energia Alternativa é aquela que pode ser obtida de recursos naturais, através do sol (fotovoltaica), dos ventos (eólica), das marés (maremotriz) pelo calor da Terra (geotérmica), sem que ocorra um choque muito grande no planeta em que vivemos, além de que são inesgotáveis, ou seja, ela é renovável, não acaba.
Através da obtenção de energia alternativa, um país reduz sua dependência da energia nuclear (produzem alta taxa de energia elétrica, porém altamente poluente) e da importação de combustíveis fósseis, o que gerou um grande conflito entre um país altamente desenvolvido e outro país que tem em abundância um combustível fóssil denominado petróleo.
Grandes fábricas estão se adaptando a este modo de obtenção de energia elétrica, pois, apresentam um baixo custo, são limpas e também pela imagem a ser apresentada como uma fábrica ecologicamente correta, aumentando relativamente sua reputação dentro de uma sociedade.
Abaixo exemplos e características de energias alternativas:
Energia hídrica: Decorrente do fluxo das águas que passam através de uma turbina, na qual transforma a energia cinética em energia elétrica. É mais utilizada em quedas d’água.
Energia geotérmica: Através de uma perfuração no solo da terra, ha aproximadamente 64 quilômetros de profundidade, chegando até o vapor quente que segue por tubulações até chegar à uma turbina, semelhante ao exemplo acima.
Energia maremotriz: Em grandes rios é construído uma barragem no meio dele, separando a altitude da água, geralmente o desnível é de 17 metros. No fundo da barragem tem uma turbina que é acionada quando a corrente da maré move a água, gerando energia elétrica.
Energia solar: O Sol envia uma forma de radiação solar para a Terra, e cerca de 30% volta para o espaço, os outros 70% é absorvido pela