Energia
Chegou o Momento de Conter o Consumo de Energia?
Para melhorar as condições de vida, o homem foi consumindo quantidades crescentes de energia. Todos os dias ascendemos a luz, ligamos a televisão, guardamos os alimentos na geladeira, mantemos as casas aquecidas no inverno ou frescas no verão, usamos um carro, etc. No entanto, não nos perguntamos de onde sai a energia que consumimos. As fontes que tradicionalmente nos fornecem energia não são inesgotáveis. Chegou o momento de conter seu consumo, recorrendo ao melhor aproveitamento e desenvolvimento das energias disponíveis, melhorando o rendimento das máquinas e dos processos industriais ou pensando em novas Fontes Alternativas. Não podemos esquecer que o consumo excessivo de energia leva a um aumento da contaminação, ao surgimento da chuva ácida, ao problema dos resíduos radioativos. Não devemos nos colocar apenas a questão da economia de energia, mas é preciso cuidar também do meio ambiente.
1 - FONTES DE ENERGIA
A energia se apresenta sob diferentes formas: mecânica, calorífica, elétrica, luminosa, química, nuclear, etc. Todas as formas de energia podem se transformar em outras, e o homem aproveita essa propriedade. São fontes de energia todos aqueles componentes da natureza dos quais se pode extrair energia utilizável pelo homem. Dessas fontes de energia pode-se fazer a seguinte classificação:
Fontes de energia renováveis e fontes de energia não-renováveis.
1. As Fontes de Energia Renováveis
São aquelas cuja quantidade é quase inesgotável, como a energia solar, a energia eólica, a energia hidráulica, as marés e a biomassa. A energia solar é a que chega à Terra na forma de radiação, procedente do Sol, onde é gerada por um processo de fusão nuclear. É utilizada diretamente ou por conversão, nos chamados coletores solares, em energia calorífica ou elétrica. A energia eólica é a contida no vento como conseqüência de sua velocidade, utilizada