Energia Térmica
Resumo
Introdução
Historia
Funcionamento
Produção
Capacidade de geração no Brasil
Construção
Impactos ambientais
Pontos Positivos e negativos
Maiores produtores
Considerações finais
Bibliografia
RESUMO
Este trabalho tem o intuito de passar aos alunos e professor alguns pontos importantes em relação às Usinas Termelétricas. Informações como história, funcionamento, vantagens e desvantagens, impactos ambientais, grandes produtores, entre outros aspectos desse tipo de produção de energia.
INTRODUÇÃO
A usina termelétrica é uma instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica. O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado. A energia produzida é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. Essas termelétricas provocam impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, essas centrais dispõem de uma chaminé de grande altura (algumas chegam a 300 m).
Outros segmentos são usinas termonucleares, que conhecemos por usinas atômicas, nelas o combustível utilizado para gerar eletricidade é o combustível nuclear (urânio enriquecido). Essas usinas utilizam o mesmo método de produção de usinas termelétricas, diferenciando apenas o combustível utilizado.
Historia
A energia térmica começou a serem utilizados para o preparo de alimentos, utilizando-se a madeira para a queima, novos conhecimentos sobre energia surgira, e o carvão passou a ser utilizado como combustível. O petróleo foi descoberto, e seus derivados passaram a substituir o carvão mineral como combustível.
Hoje, outras técnicas, como a queima de hidrocarboneto, são utilizados para a produção de energia, mais sabemos que todas essas técnicas são poluentes por isso outras técnicas estão sendo buscadas para