Energia Sustentavel
Desde a pré-história o home tem criado mecanismos para facilitar sua vida e aumentar seu conforto, tendo com uma das principais delas a energia eletrica que surgiu há mais ou menos 100 anos atraz depois da criação da maquina a vapor simbolo energetico da Revolução Industrial.
A energia é reconhecida como base para o desenvolvimento das civilizações. Conforme relata (Silva et. Al, 2009) as fontes de energia podem ser classificadas em dois tipos renovaveis que são as chamadas energias limpa, como exemplo a Solar, Biomassa, Hidrica, eólica que obtêm repostas da natureza em períodos relativamente curtos de tempo e as não renováveis, também chamadas de suja, cujas reservas esgotam sempre que utilizadas, sendo que a reposição das mesmas na natureza pode levar milhões de anos, ou simplesmente, não mais ocorrer.
As energias renovaveis vem nos ultimos tempos ganhando uma grande força devido a uma serie de fatores, favorecendo assim a seu desenvolvimento, disseminação e aplicação, tornando-se uma fonte muito viavel para a situação, onde há crises no petroleo, a inviabilidade e o perigo gerado por outros meios de energia como as termoeletricas e as usinas nucleares, sobretudo um dos principais fatores é sem dúvida as causas ambientais, ja que as chamadas energias sujas geram grande degradação ambiental, o qual é notório do ponto de vista social, econômico e humano.
Segundo Coldebela (2004), estima-se a existência de 2 trilhões de toneladas de biomassa no globo terrestre, ou seja, cerca de 400 toneladas per capita, o que corresponde a oito vezes o consumo de energia primária no mundo. A biomassa pode ser encontrada em três classes, sendo elas: sólida, líquida e gasosa e os dejetos animais são os melhores alimentos para os biodigestores, pelo fato de já saírem de seus intestinos carregados de bactérias anaeróbias (SILVA, et. al., 2009). Sendo assim a fermentação desta biomassa em bio-digestores anaeróbios seria uma boa alternativa, pois além da produção do