Energia Solar
Objetivo
O objetivo dessa medida é reduzir os custos para a implantação dessa tecnologia em novos empreendimentos, e, por consequência, diminuir no futuro o consumo de energia de fontes mais poluentes, como a gerada por usinas termoelétricas, e além de incentivar o uso dessa energia que é mais limpa, também tem o objetivo de reduzir a produção e emissão de gases do efeito estufa que gerado na produção de energia com combustíveis fósseis.
Hoje, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os principais processos de aproveitamento da energia solar estão no aquecimento de água e na geração fotovoltaica de energia elétrica. Com essa medida, o objetivo será popularizar o aproveitamento da energia solar
Vantagens:
Ela é sustentável, ou seja, nunca acaba.
É uma energia limpa, não gera poluentes para o meio ambiente.
Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.
É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia.
Desvantagens:
Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia, no período da noite não ocorre á produção de energia.
O custo inicial da implantação dessas unidades geradores de energias são altos no Brasil, por falta de mais ofertas no mercado.
Falta de profissionais habilitados para instalações/manutenção.
Metodologia
Por se tratar de um trabalho eminentemente teórico, sua metodologia se fundamentará na pesquisa dos principais autores atuais a respeito do assunto, bem como de artigos científicos disponíveis na Internet, visando utilizar fontes confiáveis como a ANNAEL, BNDES e a EPE .
Descobrir qual a situação atual da energia solar no Brasil?
Segundo a ANEEL, o Plano Nacional de Energia 2030 reproduz dados do Atlas
Solari métrico do Brasil que registra a radiação solar, essa radiação varia de
8 a 22 MJ (megajoules) 1 por metro quadrado (m2) durante o dia, sendo que as menores variações ocorrem nos meses de maio a julho, variando