Energia Solar
Tidas como uma das grandes soluções de energia limpa, as usinas solares transformam a radiação liberada pelo sol em energia elétrica. A sua utilização tem um ótimo potencial para substituir o uso de combustíveis fósseis, além de outros tipos de produção de energia não renováveis.
HISTÓRICO
Alexandre Edmond Becquerel
Alexandre-Edmond Becquerel foi um físico francês. Estudou o espectro solar, magnetismo, eletricidade e a óptica. É conhecido pelos seus trabalhos sobre a luminescência e fosforescência. Nascimento: 24 de março de
1820, Paris, França
Falecimento: 11 de maio de
1891, Paris, França
PRINCÍPIOS DE
FUNCIONAMENTO
No nosso modelo de usina solar, espelhos são dispostos de maneira que reflitam o sol num tipo de receptor central com sal dentro. A energia absorvida pelos espelhos é repassada para o receptor superaquecendo o sal, fazendo com que o fluído ao redor do barril, normalmente água, ferva e mova as turbinas de vapor. Qualquer quantidade de calor gerado além do necessário é guardada junto com o sal em estado líquido, assim a usina pode continuar a produzir energia durante a noite ou em dias nublados.
VIABILIDADE FINANCEIRA
Custo de instalação
Uma das principais desvantagens das usinas de energia solar é o custo extremamente elevado para a sua construção. Os materiais semi-condutivos utilizados no armazenamento e conversão de energia solar deveriam ter um valor mais acessível, como os equipamentos utilizados em eletricidade. Também, a fim de coletar uma grande quantidade de energia, muitos painéis solares precisam ser configurados. Uma vez que o custo de um único painel solar é caro, comprar centenas ou milhares de painéis exigiria um grande investimento.
Custo de longo prazo
Após o investimento inicial, no entanto, o custo das usinas de energia solar é uma vantagem. Após a criação de painéis solares, eles exigem pouca manutenção, deixando os custos mais baixos. A energia do