ENERGIA SOLAR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
INSTALAÇÃO DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE ENERGIA SOLAR
ANA KAROLLINA
FLAVIANE MENDES
LUANE COMINI
LORENA RODRIGUES
TATTIANNE CINTYA
NOVEMRBO/2014
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA - CAMPUS HORTO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ANA KAROLLINA PERPÉTUO
TATTIANNE CÍNTYA SANTOS GOMES
INSTALAÇÃO DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE ENERGIA SOLAR
Trabalho apresentado à disciplina de Eletricidade, como requisito de aprovação na disciplina no dia 01 de Novembro de 2014.
Professor: Allysson J. S. Brito
Ipatinga/2014
1. A ENERGIA SOLAR
Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
A radiação solar é disponível em praticamente toda a superfície do planeta possuindo um valor máximo de 1000 W por metro quadrado. Obviamente esse tipo de energia não é constante ao longo do dia (ou ano) e utiliza-se a terminologia insolação justamente para representar essa variação ao longo do tempo por unidade de área. Medições no plano horizontal mostram que a insolação anual na superfície terrestre varia de 800 kWh por metro quadrado na Escandinávia a um máximo de 2.500 kWh por metro quadrado em áreas de deserto. Se utilizarmos esses valores para estimar disponibilidade anual de energia solar verificamos que ela é muitas vezes superior ao total de energia consumida no mundo. É portanto, enorme o potencial da energia solar.
No entanto, ainda existem importantes barreiras técnicas no campo de eficiências de conversão e armazenamento que conferem limites bem modestos para sua exploração atual como uma fonte de energia. Mesmo assim, podemos