Energia Solar
Quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo, decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, reduzindo-se, com isso, as necessidades de iluminação e aquecimento.
Conversão da energia solar
A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre esses, destacam-se os efeitos termoelétrico e fotovoltaico. O primeiro caracteriza-se pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas. No segundo, os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares.
Intensidade da Radiação Solar
A intensidade da radiação solar é influenciada por alguns fatores como:
Latitude;
Hora e dia do ano;
Condições atmosféricas(nebulosidade, umidade relativa do ar etc);
Estes fatores podem influenciar no custo da produção desta energia.
Representação solar – Estações do ano
Como Aproveitar a Energia solar?
Princípios básicos de aproveitamento da energia solar:
Aproveitamento Térmico:
Coletor solar
Concentrador solar
Conversão direta:
- Efeito fotovoltaico
- Efeito termoelétrico
Ecemplo de coletor solar – aquecimento de água
Funcionamento do Coletor
O coletor