ENERGIA SOLAR
Energia solar: energia renovável e limpa
O sonho da energia limpa: geração de eletricidade no próprio ponto de consumo, sem os problemas ambientais das usinas geradoras nem das incômodas linhas elétricas. A fonte dessa energia é o Sol, cuja radiação é captada pelas células fotovoltaicas transformando-a diretamente em eletricidade, sem produção de nenhum tipo de resíduo, sem fumaça, sem partes móveis, sem barulho. E o Brasil, país tropical, com muito sol, grandes áreas e muita necessidade de energia, principalmente em locais isolados e distantes da rede elétrica, é privilegiado.
Existem, entretanto, algumas limitações: o sol não brilha todo o tempo, existe o ciclo natural do dia e da noite, existem os períodos chuvosos ou nublados. É necessário armazenar a energia gerada durante os períodos ensolarados em baterias elétricas, para usá-la nos períodos sem insolação. A energia solar é gratuita, mas as células fotovoltaicas ainda são relativamente caras. Por isso é preciso usar eficientemente a energia gerada. Nada de usar as ineficientes lâmpadas incandescentes, só lâmpadas fluorescentes. Aquecer água, só com o aquecedor solar, que é outro equipamento completamente diferente. Ferros elétricos, secadores, motores grandes não devem ser ligados ao sistema.
Tipos de energia solar
Os métodos de captura da energia solar classificam-se em directos ou indirectos:
Directo
Significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem.
Exemplos:
A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade. (A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como directa, apesar de que a energia elétrica gerada precisará de nova conversão -