ENERGIA SOLAR
Aquecimento Solar Térmico da Água
O aquecimento solar térmico de água usa a energia do sol para aquecer a água que pode ser usada em tarefas domésticas.
A energia do sol é captada por coletores solares geralmente instalados nos telhados. O líquido que circula no coletor é aquecido pelo sol e transfere o calor para a água dentro de um reservatório térmico.
Deste modo, a água é aquecida progressivamente com a radiação solar e fica armazenada em um reservatório para o uso quando necessário.
O aquecimento solar térmico é um processo muito mais eficiente do que a geração de energia elétrica através da tecnologia fotovoltaica – ele converte uma elevada proporção da energia incidente em calor útil. Além disso, o aquecimento solar térmico de água para uso doméstico é eficaz mesmo quando a luz solar é difusa.
Sistemas solares térmicos são uma forma limpa e renovável de descentralizar a produção de energia. Tais sistemas podem proporcionar economias significativas de energia elétrica, mesmo quando a água é apenas parcialmente aquecida pelo sistema de energia solar térmica.
Uma vez que reduzem a necessidade de aquecimento elétrico da água, os sistemas solares térmicos ajudam a reduzir os picos de demanda do sistema de fornecimento de eletricidade. A adoção desta tecnologia num momento em que a economia brasileira se expande também reduziria a necessidade de novas formas de geração de eletricidade. Isso traria grandes vantagens ambientais e econômicas.
O sistema de aquecimento solar é divido em três subsistemas básicos:
• Captação: composto pelos coletores solares por onde circula o fluido a ser aquecido e pelas tubulações de ligação entre os coletores e entre a bateria de coletores e o reservatório térmico. Em instalações maiores há ainda a bomba hidráulica. No Brasil, o fluido de trabalho mais usado é a água;
- Coletores solares.
O coletor solar é um equipamento que promove o aquecimento de um fluido de trabalho, como a