Energia Solar Resumo
A ENERGIA SOLAR – UM BREVE RESUMO
Uma das principais características de nossa sociedade é o aumento cada vez maior da demanda por abastecimento energético. Esta é a condição para a existência de nossa indústria, nossos meios de transporte e até mesmo a agricultura e a vida urbana. É a condição para a existência de nossa sociedade como a conhecemos.
Atualmente, mais de 98% de nossa energia procede de combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural. Por mais importantes que sejam as reservas de combustíveis fósseis, estas são limitadas e, como a interrupção do consumo é praticamente impossível, o ritmo atual de exploração de tais combustíveis é insustentável. O petróleo e o carbono, além disso, são importantíssimas matérias primas para a indústria química e seu desperdício como combustível é, no mínimo, uma falta de visão.
Nessa linha de pensamento, a humanidade vem tentando desenvolver novas formas renováveis de captar energia e utilizá-la. Uma grande solução para o problema está no próprio astro responsável pelo abastecimento energético primário de nosso planeta: o Sol.
Além de fonte de vida, ele é a origem de todas as formas de energia que o homem vem utilizando durante sua história e, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz que esta estrela constantemente derrama sobre nosso planeta, poderemos solucionar a crise energética. Seria irracional então, não buscar aproveitar esta fonte de energia solar, que é limpa, inesgotável e gratuita.
A energia solar é definida como qualquer tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente como energia térmica, ou ainda como energia elétrica.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia indiretamente quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Assim, a