Energia sola
O sol é a maior fonte de energia disponível na Terra, fornecendo anualmente para a atmosfera terrestre cerca de 1,5 x1018 kWh de energia. Esse valor corresponde a 104 vezes o consumo mundial de energia neste período.
O Sol gira em torno de seu eixo uma vez a cada quatro semanas, no entanto, não roda como um corpo sólido. O equador leva aproximadamente 27 dias e as regiões polares cerca de 30 dias para cada rotação, quando observado da Terra (Tiwari, 2004). A radiação solar emitida pelo Sol chega à superfície terrestre em apenas 8 minutos e 20 segundos, considerando a velocidade de transmissão da luz no vácuo (300.000 km/s).Sua temperatura efetiva de corpo negro é de cerca de 5.760 K (aproximadamente5.500° C), sendo muito maior em seu interior (Kalogirou, 2009)
Energia Solar
A energia solar é chamada de energia radiante produzida no sol, como resultado de reações de fusão nuclear. Como toda onda eletromagnética viaja no vácuo (na velocidade da luz) que vem para a Terra em cerca de 8 minutos. De acordo com as medidas bem estabelecidos, a potência média, que atinge a atmosfera é 1,366 /, também conhecida como a "constante solar", mas a energia real disponível na superfície é inferior a esta constante, devido à absorção e dispersão produto da interação da radiação com a atmosfera.
Esta energia é produzida pelas reações de fusão nuclear, há uma perda de massa de átomos de hidrogênio quando se fundem para formar o hélio e, graças à equação de Einstein , sabemos que essa massa é equivalente a uma enorme quantidade de energia.
Movimento Terra Sol O planeta Terra descreve uma trajetória elíptica ao redor do sol, em um plano inclinado de aproximadamente 23,5º com relação ao plano do equador. Devido a essa inclinação do eixo da Terra os dias de verão são maiores que os dias de inverno, e as altitudes solares que o sol atinge são mais elevadas nos meses de verão do que nos de inverno A Terra tem dois movimentos principais: rotação e