ENERGIA RENOVÁVEL
PRISCILA ZACAZEK
ENERGIA RENOVÁVEL
Porto Alegre
Dezembro de 2011
SUMÁRIO
Introdução, 3 1. ENERGIA RENOVÁVEL, 4
2. ENERGIA SOLAR, 4 2.1 Como funciona, 5 2.2 CETEC – Instituto de Minas Gerais, 5 2.3 Caso Wal-Mart, 6 2.4 Caso Escola Alemã, 6
3. ENERGIA EÓLICA, 7 3.1 Como funciona, 8 3.2 EPA – Agência Ambiental dos EUA, 8
Conclusão, 10
Referência Bibliográfica, 11
INTRODUÇÃO
Com tantas catástrofes ocorridas nos últimos anos, a sociedade de certo modo, acabou voltando-se para esse assunto e dando muito mais importância para a criação de soluções de diminuição das agressões ambientais que o planeta sofre.
Embora essa fatia ainda seja bem pequena, podemos constatar que o mundo avançou consideravelmente em assuntos relacionados a responsabilidade ambiental, com idéias alternativas para preservação do meio ambiente.
Neste trabalho iremos apresentar duas das mais utilizadas formas de energia renovável, a energia solar, por obtenção de luz, através de placas de silício, e a energia eólica, pela obtenção de vento em uma hélice gigante conectada a um gerador.
Através dessas duas formas revolucionárias de captação de energia, perceberemos que embora os custos acabem sendo um pouco elevados, a energia renovável sempre será a melhor saída para consumo, levando em conta a responsabilidade que cada um de nós possui para preservação do planeta.
1. ENERGIA RENOVÁVEL
A adoção de Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas deve vir acompanhada de uma mudança cultural, em que as pessoas tem que estar mais envolvidas com a nova perspectiva. Nesse sentido, alguns