energia renovaveis
O sistema termodinâmico do seu exterior pelo uma fronteira de controle, frequentemente imaginaria.
CAPÍTULO 1.
PARÂMETROS TERMODINÂMICOS DE ESTADO
RESUMO DA TEORIA
O estado de um sistema termodinâmico pode ser identificado ou descrito por um certo número de variáveis independentes, algumas das quais que são mensuráveis, consideram-se como principais. Isso são: temperatura, pressão e volume ( volume específico).
Cada um dos parâmetros principais de um sistema num dado estado, tem somente um valor definido e, esses parâmetros têm sempre o mesmo valor para um dado estado independentemente do caminho pelo qual o sistema chegou ao estado considerado. Portanto os parâmetros do estado não dependem do tipo de transformação.
Pressão.
A pressão determina-se pelo razão da soma das forças normais a superfície considerada Fn surgidas como consequência dos choques à superfície por micropartículas do fluido motor, que estão em movimento desordenado e área da superfície considerada A.
P = lim (Fn / A ) = ( F / A )n
( 1.1 )
A 0
A pressão num ponto de um fluído em repouso é igual em todas as direcções.
Do ponto de vista da teoria cinética-molecular a pressão dos gases surge devido aos choques das suas moléculas contra uma superfície. A expressão matemática será.
2 m C m2
P n
,
( 1.2 )
3
2
Sendo: n - o número dos moléculas na unidade do volume considerado, m - a massa de uma molécula;
Cm2 - o valor médio dos quadrados das velocidades de movimento translatado das moléculas. A unidade no sistema internacional da pressão é o Pascal, símbolo [Pa].
1 Pascal é a pressão exercida pela uma força constante e igual a 1 Newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana da área igual a 1 metro quadrado, colocada normalmente a direcção da força.
1 Pa = 1 N / 1 m2
Esta unidade da pressão é muito pequena, por isso na pratica frequentemente utiliza-se
ou
1 kPa = 1.103 Pa
1 MPa = 1.106 Pa.
Para medir as pressões