energia quimica
Introdução
Energia química esta presente em nossas vidas nas mais simples situações possíveis onde nossos corpos liberam ou entregam energia, de forma que quando ocorre alguma influencia externa essa energia que estará em sua forma natural (ambiente) se altere a ponto em que a energia manifeste outra forma (Ex: Calor, Luz,).
1.0 Manifestações da Energia química
Energia Química Apesar de estar sempre presente na nossa vida só pode ocorrer caso haja algum processo químico, ou seja, a interferência externa de uma energia química com outra. A forma que se libera a energia química e baseada na força de atração e repulsão nas ligações químicas presente no ambiente em seu estado natural assim quando ocorre o desequilíbrio da ligação química a mesma pode vir a se manifestar de diversas formas
1.1 Casos da manifestação de energia química
Antes mesmo de termos ideia do que seja energia química, já fazemos o uso dela. Hábitos até inconscientes, como respirar ou nos alimentar, têm o fenômeno da energia química envolvida. A alimentação acontece para obter energia, para abastecer o corpo nas atividades que exercemos e para seu bom funcionamento dele. Ao consumirmos o alimento, o processo de digestão, especialmente quando o estômago recebe o bolo alimentar, usa o suco gástrico para “dissolver” esse bolo e usa a energia vinda do alimento para nos abastecer. Essa energia é a energia química, pois vem do alimento, que tem suas ligações quebradas e assim libera energia para o corpo. Parte dessa energia vira calor e outra se transforma em proteínas, açucares e outras substâncias que ajudam o corpo a se manter. Outro exemplo de liberação de energia química é a confecção da calda de um pudim, quando o açúcar vira uma calda por receber calor.
2.0 Classificações das energias químicas.
As Energias Químicas são Separadas por dois tipos, Energias Endotérmicas e exotérmicas, pois sempre há o caso em que um pode perder e outra ganhar ou uma doar e outra receber.