Energia nuclear
Este trabalho tem como intuito apresentar de forma clara a utilização, benefícios, malefícios e consequências causadas pela Energia Nuclear. Energia essa que deu seus primeiros passos em desenvolvimento na década de 40 e se focou essencialmente na componente bélica.
Desde que foi descoberta a radioatividade, que os cientistas de todo o mundo se debruçam cada vez mais em formas de evitar acidentes e prejuízos para a saúde, o que ocorre com frequência nas fases iniciais de investigações. É de conhecimento e consciência geral o perigo que podem causar exposições a radiações radioativas, mas de conhecimento de poucos que esta exposição é natural, que faz parte do nosso cotidiano, e que possuímos defesas naturais no nosso sistema imunitário, mas que também tem limites.
Essa energia poderosa possui elevados riscos, mas em contrapartida também traz benefícios. Isto faz com que o recurso a centrais nucleares esteja longe de gerar consenso. Ela pode ser vista como uma possível fuga ao elevado consumo e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias, teremos de fazer um balanço às vantagens e desvantagens da sua utilização.
Conceito de Energia Nuclear
Energia nuclear é uma energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo.
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia(observado por Albert Einstein). A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se devem provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou