Energia Nuclear
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
Principais vantagens da energia nuclear
É um combustível mais barato que muitos outros como, por exemplo, o petróleo, o consumo e a procura ao petróleo fizeram com que o seu preço disparasse, fazendo assim, com que o urânio se tornasse um recurso de baixo custo comparado ao petróleo.
É uma fonte mais concentrada na geração de energia, um pequeno pedaço de urânio pode abastecer uma cidade inteira.
Não causa efeito estufa ou chuvas ácidas;
Tem uma base científica extensiva para todo o ciclo.
É uma fonte de energia segura, visto que até a data só existiram dois acidentes mortais.
Permite reduzir o défice comercial.
Exigência de pequena área para construção da usina;
Pequeno risco no transporte do combustível;
Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens da Energia Nuclear
Ser uma energia não renovável torna-se uma das desvantagens, visto que o recurso utilizado para produzir este tipo de energia se esgotará futuramente.
As elevadas temperaturas da água utilizada no aquecimento causam a poluição térmica, pois esta é lançada nos rios
O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou técnica poderá causar uma catástrofe sem retorno, mas atualmente já existem sistemas de segurança bastante elevados, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas existam, quer por parte humana, quer por parte técnica.
A formação de resíduos nucleares perigosos e a emissão causal de radiações causam a poluição radioativa, os resíduos são um dos principais inconvenientes desta energia, visto que atualmente não existem planos para estes resíduos.
Pode ser utilizada para fins bélicos, para a construção de armas nucleares, os fins