Energia Nuclear
A energia nuclear é a energia liberada durante uma fissão ou fusão dos núcleos atômicos. A quantidade de energia que pode ser obtida num processo nuclear são maiores que se pode obter em um processo químico, que só utilizam as regiões externas de um átomo. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se devem provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras. A vantagem da usina nuclear é que pode ser usada para se transformar em fonte de energia, e essas fontes são:
-Tório: As novas gerações de centrais nucleares usam o tório como fonte de combustível adicional para a produção de energia ou decompõe os resíduos em novo ciclo que se chama fissão nuclear. Os que defendem a utilização dessa energia consideram este processo atualmente as únicas alternativas viáveis parta suprir a crescente demanda mundial por causa da futura escassez dos combustíveis fosseis.
-Urânio: A principal finalidade comercial do urânio é a geração de energia elétrica. Ele quando transformado em metal é mais pesado que o chumbo e é mais fácil de incendiar.
-Actínio: o Actínio é um metal prateado, e é radioativo, ele tem uma radioatividade 150 vezes maior que a do urânio. E são usados em geradores termoelétricos. E as desvantagens das usinas nucleares é que pode causar vários acidentes, um exemplo é o desastre que aconteceu no EUA a Three Mile Island e a da Ucrânia a Chernobil, que causou milhares de mortes e doenças que foram por causa dos acidentes.
A utilização desse tipo de tipo de energia ainda apresenta graves riscos para toda a humanidade.
Energia Nuclear no Brasil
A procura da tecnologia nuclear no Brasil começou na década de 50, com Almirante Álvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e que importou duas ultracentrifugadores da Alemanha para o