Energia Nuclear
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
Obtenção da energia: A energia nuclear é a energia elétrica produzida por meio de processos físico-químicos. As usinas nucleares, onde é produzida essa energia, apresentam grandes riscos de acidentes, e por isso essa energia, apesar de limpa, não é vista com bons olhos por muitos. Os cientistas conseguem obter energia nuclear por meio da fusão e fissão. Na primeira o núcleo de dois ou mais elementos se fundem e libera energia, na segunda o núcleo é bombardeado com nêutrons.
-Pontos positivos: As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;
- Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;
- As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás;
- Não contribui para o efeito estufa.
-Pontos negativos:
- Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;
- Possibilidade de construção de armas nucleares;
- Destinação do lixo atômico;
- Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;
- O plutônio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida à metade, e cerca de 50.000 anos para tornar-se inócuo.
Energia do petróleo:
O petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio, é a principal fonte de energia mundial. É, ainda, o resultado da transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhões de anos sobre pressão de sedimentos. Os produtos dessa degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados a sedimentos e resíduos orgânicos, ficam na rocha-mãe; dessa forma, o petróleo é expulso para rochas e