energia nuclear
ENGENHARIA ELÉTRICA
ALLAN ALVES
DEBORA BARTOVSKI
KEVIN OLIVEIRA
LUCAS PERBONI
MAURICIO ARAUJO
ENERGIA NUCLEAR
CAÇADOR
2014
ALLAN ALVES
DEBORA BARTOVSKI
KEVIN OLIVEIRA
LUCAS PERBONI
MAURICIO ARAUJO
ENERGIA NUCLEAR
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica do curso de Engenharia Elétrica, da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, sob orientação do professor Glauber Elicker.
CAÇADOR
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 funcionamento 8
4 CONCLUSÃO 12
5 REFERENCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
Os primeiros resultados da divisão do átomo de metais pesados, como o urânio e o plutônio, foram obtidos em 1938. A princípio, a energia liberada pela fissão nuclear foi utilizada para objetivos militares. Posteriormente, as pesquisas avançaram e foram desenvolvidas com o intuito de produzir energia elétrica. No entanto, armas nucleares continuam sendo produzidas através do enriquecimento de urânio.
Segundo a WNA (Associação Nuclear Mundial, da sigla em Inglês), hoje, 14% da energia elétrica no mundo, é gerada através de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas, principalmente nos países em desenvolvimento como China e Índia. Os Estados Unidos, que possuem o maior parque nuclear do planeta, com 104 usinas em operação, estão ampliando a capacidade de geração e aumentando a vida útil de várias de suas centrais. França, com 58 reatores, e Japão, com 50, tambem são grandes produtores de energia nuclear,