Energia nuclear
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
Os primeiros resultados da divisão do átomo de metais pesados, como o urânio e o plutônio, foram obtidos em 1938. A princípio, a energia liberada pela fissão nuclear foi utilizada para objetivos militares. Posteriormente, as pesquisas avançaram e foram desenvolvidas com o intuito de produzir energia elétrica. No entanto, armas nucleares continuam sendo produzidas através do enriquecimento de urânio.
É de muito custo por causa dos investimentos em segurança dos sistemas de emergências, do armazenamento de residuos radioativos e da desmontagem definitiva e descontaminação das instalações de usinas que atingiram suas vidas úteis.
VANTAGEM DA ENERGIA NUCLEAR...
A maior vantagem ambiental da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos. Usinas nucleares ocupam áreas relativamente pequenas, podem ser instaladas próximas aos centros consumidores e não dependem de fatores climáticos (como: chuva, vento, entre outros.) para o seu funcionamento.
Vantagens
Fonte limpa de energia.
Não consome recursos não renováveis
Produção aceitável
Desvantagens
Cria instabilidade Geológica no sítio onde é instalada.
Em certos casos pode ser fonte de poluição sonora
Países que utilizam a Energia Nuclear
A fissão do átomo de urânio é usada em mais de 400 centrais nucleares em todo mundo,principalmente em países como França,Japão, Estados Unidos, Alemanha,Suécia, China, Rússia, Coréia do Sul, Pasquitão e Índia entre