energia nuclear
Oque é ?
A ENERGIA NUCLEAR
Os núcleos dos átomos são constituídos por nêutrons e prótons, em que prótons possuem cargas positivas e os nêutrons não possuem cargas. Com isso, os prótons por terem cargas iguais tem a tendência de se repelirem. Oque não acontece no núcleo do átomo, assim comprovando a existência de uma energia dentro do núcleo, capaz de manter os prótons e nêutrons juntos no núcleo, caracterizando assim a energia nuclear.
Descoberta, a energia nuclear, restava descobrir como utilizá-la. Foi levantada a possibilidade de partir ou dividir o núcleo de um átomo “pesado”, isto é, com grande número de prótons e nêutron s, em dois núcleos menores, através do impacto de um nêutron. Assim, a energia que mantinha intacto o núcleo, seria liberada, na maior parte, em forma de calor – energia térmica.
O urânio, em função de suas propriedades químicas, é o elemento utilizado para geração de energia nuclear nas usinas atômicas.
Recurso Energético utilizado
Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear, o Tório e o Urânio. O Urânio em função de suas propriedades químicas, é o principal elemento utilizado para geração de energia nuclear nas usinas atômicas.
URÂNIO
O urânio-235 é um elemento químico que possui 92 prótons e 143 nêutrons no núcleo, tendo assim massa atômica de 235. Existem também na natureza , em maior quantidade, o urânio-238 que possui 92 prótons e 146 nêutrons, que só tem possibilidade de sofrer fissão por nêutrons de elevada energia cinética – rápidos - , diferente do urânio-235 que sofrem fissão por nêutrons de qualquer energia cinética, preferencialmente os de baixa energia, denominados nêutrons térmicos -lentos.
A proporção de urânio-235 e urânio-238, na natureza, é de para cada 1.000 átomos de urânio, 7 são de urânio-235 e 993 são de urânio-238, desprezando a quantidade dos demais isótopos. Nos reatores nucleares do tipo PWR (pressurized water reactor) , é necessário a