Energia Hidrelétrica
A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado.
Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer. Dessa maneira, com o passar dos anos, o ser humano foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo, visto que o uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado consideravelmente como as máquinas, os celulares, computadores, aquecedores, ventiladores, etc.
Assim, hoje em dia, muitos recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia, como é o caso das usinas (hidrelétricas, nucleares, termoelétricas) que adquirem o produto bruto na natureza e o transforma em energia para suprir muitas das necessidades humanas. Contudo, esse processo de geração de energia, muitas vezes, é degradante para os homens e o meio ambiente, na medida em que muitas usinas lançam gases, resíduos tóxicos atmosfera acarretando diversos problemas como a contaminação das águas, do ar, da terra, a proliferação de doenças, dentre outros.
Fontes de Energia
Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja). Nesse ínterim, vale lembrar que as fontes renováveis de energia não cessam e se renovam na natureza; todavia, por outro lado, as fontes não renováveis, causam diversos problemas ambientais de modo que, com aumento notório do uso da energia na atualidade, essa exploração gerou diversos problemas ambientais irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies,