ENERGIA HIDRELÉTRICA 2
Desde os tempos antigos, a energia da água tem sido utilizada para gerar trabalho útil: moer grãos, serrar madeira, etc.
Nestes engenhos, a través de máquinas de movimentos rotatórios, a energia cinética da água é transformada em energia mecânica.
Até o desenvolvimento do motor a vapor, no século XIX, a água era, junto com o vento, a única fonte conhecida de energia mecânica.
Os geradores hidrelétricos foram também desenvolvidos no século XIX. Estes geram eletricidade a partir da energia mecânica contida na água.
A primeira usina hidrelétrica foi construída em Wisconsin (Estados Unidos) em 1882.
Funcionamento de uma usina hidrelétrica: Basicamente consiste em três etapas:
- Transformar, por meio de uma queda, a energia potencial da água em energia cinética; - Transformar, por meio de uma turbina, a energia cinética da água em movimento em energia cinética de rotação ao movimentar as pás da turbina;
- Transformar, por meio de um gerador, a energia cinética de rotação em energia elétrica. Esquema geral de uma usina hidrelétrica
BARRAGENS
Nas usinas hidrelétricas, a água é represada por meio de represas e barragens para fornecer um meio fácil de ajustar a vazão da água com objeto de atender as diferentes demandas de eletricidade.
Um rio não é percorrido pela mesma quantidade de água durante o ano inteiro. Em uma estação chuvosa, é claro, a quantidade de água aumenta. Para aproveitar ao máximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar a sua vazão, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potência instalada.
A vazão de água é regularizada pela construção de lagos artificiais. Uma represa, construída de material muito resistente - pedra, terra, freqüentemente cimento armado fecha o vale pelo qual corre o rio. As águas param e formam o lago artificial. Dele pode-se tirar água quando o rio está baixo ou mesmo seco, obtendo-se assim uma vazão constante. A construção de represas quase sempre