Energia geotérmica
Introdução
Energia geotérmica é aquela proveniente do calor do centro da terra. Tal energia é resultado do processo de formação do planeta, liberada pela decomposição radioativa de diversos minerais e, em pequena proporção, pela energia solar absorvida pela superfície terrestre. Este calor pode ser aproveitado e extraído das mais diferentes formas, como água quente, vapor ou até mesmo de reservatórios geotérmicos próximos à crosta terrestre, geralmente acessados através de poços.
Introdução
Mesmo sendo considerada uma energia renovável nova, a fonte geotérmica á bastante antiga. As nascentes de água quente eram usadas pelos romanos para fins medicinais, higiênicos e recreacionais. O primeiro esforço para gerar energia geotérmica ocorreu em 1904 em Lardarello na Itália. Foi mal sucedidos por causa dos ataques químicos; Em 1913 uma estação foi projetada com sucesso e chegou a produzir 100 MW, porém foi destruída na guerra.
Introdução
Na Nova Zelândia o campo de gases de Wairakei, começou a ser explorado em 1950. O campo de gêiseres na Califórnia estavam produzindo 500 MW de eletricidade em 1970. As usinas a vapor de Lardarello, produzem dois bilhões de quilowatts-hora de força por ano; Na Islândia, milhares de pessoas usam-no para o aquecimento de seus lares; No Quênia, o vapor incuba ovos;
Introdução
Na Nova Zelândia e nos Estados Unidos é fonte de energia elétrica; México , Japão e Filipinas são alguns países que também tem expandido a produção de eletricidade por meio geotérmico.
Sistemas Geotérmicos
Abaixo da crosta terrestre existe rocha líquida, o magma. A crosta terrestre flutua nesse magma, que atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda; A energia do interior quente e rochoso da Terra, atinge 420 graus Celsius ou mais; Converte a água subterrânea em vapor e em alguns pontos irrompe através de gêiseres;
Sistemas Geotérmicos
O funcionamento de uma usina geotérmica