Energia Geot Rmica
Docente: Débora Marchini
Discentes: Juliana Canal, Luciane Matias, Luiza Dias, Josilene Rossow, Sabrina Resende e Stella Alcure
Arquitetura e Urbanismo
9º Período
O que é?
De acordo com SANTIAGO, energia geotérmica ou energia geotermal é o nome
dado
ao
processo
de
obtenção de energia a partir do calor proveniente do interior do planeta terra. O professor de geopolítica James
Onnig explica de uma forma bem clara: “A
energia
geotérmica,
é
utilizada há mais ou menos 100 anos.
O princípio é bem elementar: usar o calor do interior da Terra já que a cada 30-35 metros de profundidade a temperatura aumenta 1oC.”
Fonte: energiaifba.blogspot.com
Como Funciona?
Ainda na explicação do Geógrafo
Onnig, primeiro se faz uma série de estudos minuciosos para localizar pontos onde exista calor nas profundezas que possa ter aproveitamento econômico.
Uma vez localizado o ponto ou região inicia-se a prospecção do solo onde serão instalados os dutos que vão trazer o vapor d’água das profundezas muito quentes. Esses dutos vão levar o vapor até a superfície onde ele chega pressionado pelos dutos gerando um “vento forte” que gira as laminas de turbinas e aí sim a energia mecânica é convertida em energia elétrica.
Fonte: http://www.portal-energia.com
Formas de Aproveitamento
As diferentes formas de aproveitamento da energia geotérmica ou diferentes sistemas geotérmicos, dependem da quantidade de água existente no reservatório geológico e da sua temperatura. 1. Utilização direta:
O calor geotérmico pode ser feito diretamente da água recolhida em reservatórios, quando as temperaturas são baixas ou moderadas (20ºC a 150ºC). Em locais como: aquecimento de ambientes, agricultura, águas termais, piscinas.
Fonte: http://www.minux.es/blog/
2. Bombas de calor geotérmicas
(BCG):
Este método de aproveitamento de energia geotérmica usufruiu do fato da temperatura do subsolo permanecer relativamente constante todo o ano, sendo superior a temperatura do ar no