Energia Fóssil
Direitos Reservados
NÃO PEGAR SEM DAR CRÉDITOS!
TRABALHO DE FÍSICA
ENERGIA FÓSSIL
Maringá
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre a Energia Fóssil, apontando a definição, características, utilidades, consequências e outros.
DESENVOLVIMENTO
Definição:
Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. São os mais usados no mundo para gerar energia elétrica e movimentar veículos.
Origem:
Os combustíveis fósseis mais utilizados são: carvão mineral, petróleo e gás natural. O material orgânico decomposto por fungos e bactérias é levado pela chuva, rios e mares para as camadas profundas da crosta terrestre. Em grandes profundidades, este material organiza-se química e fisicamente na forma dos combustíveis que conhecemos: estruturas que possuem como base química o carbono. A fossilização faz parte do ciclo geológico do carbono (ou ciclo longo), responsável por estabelecer o equilíbrio energético em nosso planeta, estocando este elemento em camadas profundas da Terra, de modo que ele não atue diretamente no efeito estufa. Os combustíveis fósseis resultam da última etapa do ciclo geológico do carbono e são responsáveis por impedir que uma quantidade excessiva desse elemento permaneça na atmosfera.
Tipos de energia fóssil:
Carvão - O principal combustível associado com a Revolução Industrial continua sendo uma fonte de energia essencial. A produção de carvão mineral em todo o mundo cresceu 65% nos últimos 25 anos. As reservas são abundantes, e estima-se que durem pelo menos mais 164 anos - mais do que o petróleo ou o gás natural. O carvão supre 24% das necessidades primárias de energia mundiais, e é a maior fonte única para a eletricidade no planeta (40%). Mas